O QUE É DIABETES?
O diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. A característica mais importante é o aumento anormal e descontrolado da glicemia ou "açúcar no sangue". Isto é causado por problemas com a produção de insulina ou com a sua atuação nas células (a chamada "resistência à insulina"). Nosso corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Com a permanência da glicemia alta, em longo prazo podem surgir complicações, destacando-se disfunções e insuficiência em vários órgãos, tais como: olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos.
TIPOS DE DIABETES
EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE DIABETES MELLITUS, SENDO OS PRINCIPAIS:
• Diabetes mellitus tipo 1
Neste tipo de diabetes há uma destruição das células beta do pâncreas que leva uma deficiência na produção de insulina. Por essa razão, a única maneira de tratar a Diabetes mellitus tipo 1 é administrando insulina. Desenvolve-se geralmente em crianças, adolescentes ou adultos jovens.
• Diabetes mellitus tipo 2
É a forma mais frequente de diabetes: 9 em cada 10 diabéticos são do tipo 2. Surge em qualquer idade, mas é mais frequente nas pessoas adultas com peso a mais. Neste tipo de diabetes, o organismo produz menos insulina e a insulina faz menos efeito (chama-se a isto "resistência à insulina"). É tratada com medidas de alteração do estilo de vida e comprimidos. Com o passar dos anos, também precisa da administração de insulina.
• Diabetes gestacional
Pode ocorrer durante as últimas fases da gravidez, embora geralmente desapareça com o nascimento do bebé. As mulheres que têm este tipo de diabetes têm maior propensão para virem a desenvolver diabetes tipo 2 numa fase mais tardia da sua vida.
• Outros tipos específicos
Existem outras causas de Diabetes mellitus mas que são muito mais raras do que as anteriores. É o caso da diabetes causada por certos medicamentos, traumatismos abdominais graves, formas genéticas raras, entre outras.